Por Edneide Arruda
Toda mulher que se respeita, deve, ainda que não goste, assistir neste domingo, dia 27, ao programa global "Domingão do Faustão". Por que? Para ver se seu apresentador, Fausto Silva, vai se retratar, perante seu público, para a bioquímica Maria da Penha, da bobagem que disse sobre ela, no programa do domingo passado, dia 20.
Notícia divulgada esta semana, pelo site Mídia News, e reproduzida pelo site do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), informa que Maria da Penha vai processar o apresentador global, por ele ter afirmado que ela "de tanto apanhar ficou paraplégica".
Já se disse que a mídia mais importante destes tempos, a televisão, não representa os anseios das mulheres brasileiras. A notícia acima, vem confirmar essa não representatividade televisiva. A afirmação de Faustão, é a mais hedionda prática criminosa contra Maria da Penha e contra todas as mulheres que nela se sentem representadas.
Para além da inconveniência e do desrespeito, o comentário de Faustão, é a reprodução do machismo e da discriminação contra as mulheres. Mais que isso: é um desserviço prestado por um poder, o midiático, que tem a obrigação de exercer seu papel social de informar.
Segundo a matéria, Maria da Penha disse que a equipe de Faustão a entrevistou, mas não colocou no ar, nada do que ela falou. Para ela, com esta declaração, o apresentador destrói toda "minha história de luta contra a violência".
"Fiquei chateada com a declaração e espero que a retratação aconteça no próximo domingo", exige a cearense de 63 anos, que ganhou visibilidade, ao dar seu nome à lei que pune a violência contra a mulher no país.
A advogada dela, Dioneide Costa, disse que o comentário de Faustão "afetou concretamente" a honra subjetiva de Maria da Penha.
Preso em 2003, o ex-marido de Maria da Penha, o professor universitário Marco Antônio Herredia Viveiros, foi condenado a seis anos de prisão, pelas duas tentativas de homicídio - com o tiro, que a deixou paraplégica e com choques elétricos - mas agora está livre.
Comentários